nanoVELEIROS?

Imagine uma embarcação bem simples...




[bom, tb não precisa exagerar tanto na simplicidade]

Equipada com pequena vela de nylon, desliza ao sabor dos ventos...


[melhorou mas ainda está muito minimalista]

Uma embarcação totalmente feita à mão, pequena obra de criatividade que aproveita, com frequência, recursos que na verdade se prestam a outras finalidades...



É ISTO AÍ: a proposta é usar de criatividade para produzir pequenos barcos à vela funcionais e que sejam, acima de tudo, baratos!

Por quê? Em primeiro lugar porque a forma de interação com a natureza aonde você experimenta e aproveita as correntes de vento para deslizar sobre a água e ir aonde pretender, movendo-se mesmo que à contra vento, é absolutamente fantástica. Em segundo lugar porque o Brasil deveria ter forte tradição náutica considerando a forma pela qual foi 'descoberto', e mesmo com seu enorme litoral e grande volume de águas abrigadas, a atividade está sempre associada à elite.

Esta divertida brincadeira inventiva aqui proposta e iniciada também tem a séria pretensão de levar a vela à garotada de outras classes sociais [e aos adultos, por que não?]. E como uma boa semente, merece ser plantada em outras regiões para, quem sabe, ajudar a difundir a cultura náutica pelo país adentro.

Espero contribuir, ao longo dos anos, com pequenas 'receitas' [minhas e de terceiros] para que todos possam fazer, em suas próprias garagens, os interessantes e criativos nanoVELEIROS. Para isso conto com a sua ajuda, participe!

Veja abaixo alguns barquinhos inspiradores.














 

O prefixo "nano" vem do grego "nánnos" e significa "anão".

Clique em 'Início' para voltar ao blog